terça-feira, 2 de junho de 2020

Viagem de moto de Uberlândia para Pirenópolis - GO

O Trajeto
Pirenópolis é uma cidade do interior de Goiás que sempre tivemos vontade de conhecer, fica bem no centro do estado e que podemos por assim dizer, está entre Brasília e Goiânia, a aproximados 150 Km de Brasília e 130 Km de Goiânia. De nossa Uberlândia em Minas Gerais são cerca de 480 Km alterando para mais ou para menos conforme o trajeto a ser escolhido.

Nesta viagem o tempo não estava muito ao nosso favor, tínhamos de uma Sexta até o Domingo para fazer os trajetos de ida e volta e conhecer o que a cidade e a região tem pra nos mostrar, podemos dizer aqui com certeza que com este tempo não foi possível conhecer nem a metade do que poderíamos desfrutar do local.

Até pelo pouco tempo escolhemos o caminho mais rápido e sem "turistar" durante o trajeto, saímos de Uberlândia seguindo pela BR365 até o entroncamento com a BR153, o chamado Trevão de nossa região, neste ponto passamos para a BR153 conhecida por Transbrasiliana e por Belém-Brasília no trecho após a cidade de Anápolis no sentido Norte.

Seguimos pela BR153, deixando nossa Minas Gerais na divisa com o Estado de Goiás na cidade de Itumbiara, rumo a Goiânia, passamos pelos entrocamentos de Goiatuba, Morrinhos, Professor Jamil, Hidrolândia e enfim chegamos a capital goiana, onde continuamos pela mesma rodovia até Anápolis.

Em Anápolis imaginamos mudar de rodovia, mas na verdade continuamos na mesma BR153 no sentido Norte, deixando para trás o trecho duplicado e concessionado da estrada e seguindo agora pelo trecho de pista simples onde se inicia a nomenclatura Belém-Brasília da rodovia BR153.

Depois de Anápolis são mais 70 Km por este caminho, deixamos a BR153 no entroncamento a 40 Km de Anápolis, portanto, faltando apenas 30 Km para chegar ao nosso destino.

O Destino
Nosso destino é a famosa cidade de Pirenópolis - GO, famosa por sua história e pela beleza natural da região, cidade que possui em seu povo o empreendedorismo nato para o turismo, um povo hospitaleiro e aguerrido em suas origens.

Por causa do pouco tempo, a vontade de aproveitar ao máximo nosso passeio e ainda poder descansar do dia-a-dia estressante do trabalho, tivemos que estudar  bastante as opções que tínhamos e escolher as quais iríamos conhecer e quais deixaríamos para outra oportunidade.

Foram dois dias e duas noites muito bem aproveitadas, chegamos bem a tardinha na pousada já reservada com antecedência. Como é natural para quem viaja de moto, fomos direto para o quarto, um banho e umas duas horas de descanso merecido depois do trajeto percorrido durante o dia.

Na primeira noite fomos conhecer a rua de pedra com seus bares e restaurantes, neste primeiro dia, ainda um pouco acanhados, paramos em um bar, escolhemos uma porção de peixe frito e tomamos umas e outras cervejas.

No primeiro dia escolhemos não levantar muito cedo pensando no descanso, mas por volta das 9;00hs estávamos a caminho da primeira cachoeira, escolhemos conhecer a Cachoeira do Lázaro.

A 11 quilômetros do centro de Pirenópolis pela Rodovia Parque dos Pirineus  que não é pavimentada,  chegamos à portaria, uma taxa na entrada e seguimos de moto até um estabelecimento que é tipo uma loja de conveniências, a partir deste local somente a pé mesmo.

Para nossa surpresa a trilha é toda pavimentada, é uma calçada de pedras da região assentadas com argamassa, "praticamente um passeio no shopping", seguindo pela trilha com 500 metros a Cachoeira Santa Maria.

Seguindo por outros dois caminhos chegamos à Cachoeira Véu de Noiva e Cachoeira do Lázaro distantes  a 1200 e 1300 metros consecutivamente. Todas elas são belíssimas e de águas bem claras, ótimas para banho e contemplação.

Estas 03 cachoeiras ficam na Reserva Ecológica Vargem Grande, que é uma RPPN Reserva Particular de Patrimônio Natural.

Na volta uma parada no Mirante do Ventilador, que fica às margens da Rodovia Parque dos Pirineus, uma belíssima vista, um horizonte esplendido, um dos poucos lugares em que não precisamos pagar para visitar.

No final do dia fomos conhecer o museu de motos Rodas Do Tempo, para nós, que somos apaixonados por motos é um ótimo passeio pela história das duas rodas no Brasil e até por algumas motos do mundo.

À noite fomos novamente para a Rua de Pedras, ficamos encantados com o atendimento aos turistas nesta cidade, todo aquele carisma goiano direcionado ao encantamento dos visitantes da cidade.

No segundo dia pela manhã fomos visitar as históricas igrejas da cidade, primeiro a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosáriio e também as ruas do Centro da cidade com seus casarões do século 18, depois fomos conhecer a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

À tarde formos à Fazenda Bonsucesso, conhecer uma fazenda típica da região, com restaurante de comoda caseira goiana e claro, a trilha que nos levaria às 6 cachoeiras que são elas: Cachoeira do Açude, Cachoeira Landi, Cachoeira Palmito, Cachoeira Pedreira, Cachoeira Bonsucesso e Cachoeira Lagoa Azul.

Todas as 06 cachoeiras da Fazenda Bonsucesso estão no mesmo riacho e portanto, seguindo apenas uma trilha, que se inicia leve e vai se tornando cada vez mais difícil o trajeto até que chegar na última, que nos pareceu ser a melhor de todas.

Depois de um final de semana inesquecível na querida Pirenópolis, com um gostinho de quero mais e a expectativa de voltar lá outras vezes, voltamos para Uberlândia com um sentimento de que poderíamos ter reservado mais tempo para esta viagem.

"Louva, ó minha alma, ao Senhor! Louvarei ao Senhor por toda a vida." Salmos 145, 1-2

Veja outras publicações do nosso Blog

Um relato sobre mim, dos objetivos do blog e da paixão por viajar e passear de moto.

Um passeio até a cachoeira da Fumação no município de Nova Ponte - MG, às margens da BR452 no sentido Uberlândia - Araxá.

Uma viagem ou passeio até a represa de emborcação no município de Três Ranchos - GO, curtindo o caminho pela BR 050 de Uberlândia, passando por Araguari, Catalão e Ouvidor.

Alguns pontos turísticos da represa de Nova Ponte, pela BR 452 e na Prainha da Cidade de Nova Ponte - MG.

Ponte sobre o Rio Araguari - Estrada de Ferro Mojiana
Um passeio de moto de Uberlândia até o Pontilhão Uberlândia-Araguari que liga as duas cidades pela estrada de ferro Mogiana.

Um passeio de moto de Uberlândia - MG para a divisa de Minas Gerais com Goiás no caminho de Araguari para Caldas Novas.

Viajar e passear de moto de Uberlândia para Serra da Canastra em São Roque de Minas vilarejo São João Batista da Canastra

Viajar e passear de moto para a Cachoeira de Mirandinha no Município de Araguari, próximo a barragem da Usina Hidrelétrica de Miranda em Indianópolis - MG

Viajar e passear de moto de Uberlândia para Cachoeira Rio das Pedras, o trajeto e o destino por estradas.

Praia de Trindade - Paraty - RJ

Viajar e passear de moto de Uberlândia para Trindade - RJ é uma boa aventura da pilotagem. Um trajeto de aproximadamente 900 Km, cortando todo o Estado de São Paulo até o litoral sul fluminense.

Viajar e Passear de Moto sobre uma viagem de moto para Trindade - GO, uma cidade com perfil turístico religioso, partindo de Uberlândia - MG

Viajar de moto de Uberlândia para Bertioga
Viajar e passear de moto de Uberlândia para Bertioga no litoral norte de São Paulo de moto pelas rodovias BR 050, Anhanguera, Anchieta e Rio Santos.

De moto para a Cachoeira de Furnas - Indianópolis - MG
Viajar ou passear de moto de Uberlãndia MG para Cachoeira  de Furnas no município de Indianópolis - MG.

Autor:
Glaiton Faria
Além da paixão por moto, passeios, viagens e turismo ecológico, trabalho com transporte de máquinas e serviço de guincho pesado para caminhão em Uberlândia - MG

Sobre mim e o blog

Viajar e passear de moto.

Sobre mim: Sou um apaixonado em viagens, amante de motocicletas, não um expert em motos nem em viagens, mas um amante do mundo sobre duas r...